terça-feira, 6 de outubro de 2009

Em nome da tal liberdade...

Neste final de semana li um artigo na revista Mente e Cérebro (não tenho agora o nome da autora e do artigo) sobre a lei antifumo em SP que reclamava o direito de liberdade dos fumantes. Hoje pela manhã, li um email que falava sobre a liberdade de escolha de uma cesariana. Usando de uma retórica pobre, em ambos, a velha dobradinha clichê: liberdade de escolha/consciência de cada um.
O mais curioso é que em ambos os casos não se discutia criticamente nada! Não se apresentavam e pesavam prós e contras. Não. Tudo se resumia ao velho e fácil: ah, cada um faz o que quiser e pronto. E viva a liberdade de expressão!

E resolvi exercitar a mesma retórica pobre.

Aí, fiquei pensando, então, que Hitler usou sua liberdade de expressão quando optou por dizimar milhões de judeus, que os talibãs também usam sua liberdade de expressão quando explodem torres por aí, que podemos pegar negros na áfrica e usá-los como escravos, que meu cachorro pode fazer cocô na porta da vizinha porque não posso cerceá-lo em sua liberdade de expressão e que podemos jogar lixo na rua para não nos sentirmos presos às boas normas moralistas. E assim a humanidade caminhará livre e feliz, moderna, prática e descolada! Para a parte que pode exercer sua liberdade, claro!
No caso do artigo sobre o fumo, a autora citava Foucault dizendo como este pensador discorreu sobre a regulação dos corpos pelos aparelhos do Estado. Fico imaginando como um autor deve ficar fulo da vida em ver seus escritos banalizados. Porque se é assim, não podemos esquecer que até o fato de usar roupas também é uma regulação de nossos corpos pelo “Estado”, mas todo mundo se assusta quando vê alguém peladão por aí, como aquela moça que invadiu um estádio uma vez em algum lugar que não lembro onde.
Assim com o email sobre liberdade entre parto normal e cesárea, o artigo não levou em consideração algo simples, mas que passa despercebido: o outro.

Pode ser ótimo pra você sentar-se à mesa de um médico, tomar uma deliciosa anestesia, dormir e acordar com seu filho nos braços, sem dor, sem esforço, fácil, limpo e prático como tudo na nossa moderna modernidade. Mas e pro seu filho? Alguém perguntou a ele como deve ser legal ser “retirado” de dentro de um lugar de repente, sem ter nenhuma preparação pra isto? E a liberdade dele? Ou será que a liberdade tem idade pra entrar em vigor?

Da mesma maneira, ninguém pergunta pra alguém que esta andando na rua a céu aberto: ei, a fumaça que joguei do meu cigarro para o alto e foi parar na sua cara, ta te incomodando, amigo? E a liberdade de quem não quer inalar a fumaça do seu cigarro? Ou será que a liberdade só respeita o prazer?
Fico achando que essa tal liberdade é um tal de egoísmo e arrogância fantasiados, sabe? Um laissez-faire muito doido que nossa individualista sociedade “neo-modernista contemporânea” criou para simplesmente deixar tudo como está. Conforme-se, meu bem! Exerça sua liberdade e não encha o saco! É bem mais prático do que se preocupar com os outros...

3 comentários:

  1. Que bom! Tanto tempo sem postar aqui, depois de ler o puerpério queria logo ler outra coisa!
    Mas vou te falar, quanto ao cigarro temos todos q parar de fumar e q se exploda a liberdade, eu fumo e digo, é dificil, complicado largar, mas todo fumante no fundo quer parar, agora qto a cesária...
    rs.... quanto a cesária te falo, queria mto q o Gabriel tivesse nascido de parto normal e se eu tivesse outro filho hj tb gostaria disso, mas não por pensar no bebe, pq isso eu já dismitifiquei, e pode qqer médico vir falar cmgo q eu estou enganada q eu discuto, os fatos mostram, eu nasci de cesária e meu irmão tb, minha era diabética, Biel, que vc conhece bem, nasceu de cesária pq eu tive pre eclampsia,então não venham me falar que é por causa do bebe...
    É sim por egoismo que eu teria normal ou natural ou outro do gênero...
    A recuperação da mãe é melhor, na cesária a gente sofre muito...
    Desculpe amiga, felicidades a milhão p-ra , pro maridão e salve Jorge que é tuuuuudo!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque, quando escuto "Pela Décima Vez" do Noel. Tenho a Impressão, que ele está falando do cigarro, e de como é bom fumar. Como é horrivel ficar sem eles. Tanto que ele joga o cigarro no chão, e depois pega. Isso lembra quando eu pegava guimba, e fazia meenrole, com seda de guardanapo do bar das putas. kkkkkkk
    beijos

    Ass, Lathea

    ResponderExcluir
  3. Bia eu tbm sou totalmente a favor do parto normal!!! melhora pro bebe e pra mamae!

    ResponderExcluir

Relampeie aqui: