quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

.: A dor e a delícia de ser o que é :.

Nunca participei da idéia de que "ser mãe é padecer no paraíso". Primeiro porque não creio em paraíso (ou inferno) e segundo porque isso me traz uma sensação de mãe arrependida- reclamona. Ser mãe é difícil? Sim, é muito difícil, mas não muito mais difícil do que qualquer coisa que se queira fazer bem. Uns (ou umas) tem mais facilidades que outros (as), mas o fato é que cada uma encontra um meio só seu de maternar. E o que é difícil é exatamente o processo. Ser mãe é um processo intenso de aprendizagem e paciência.
Paciência. Essa sim uma palavra muito difícil pra mim. Eu que sempre fui espivitada, impulsiva e livre (talvez um pouco egoísta) tive de aprender a doar. Doar noites de sono mesmo quando os olhos parecem mais pesados que pedras; doar colo mesmo quando os braços parecem não aguentar; doar sorrisos e brincadeiras mesmo quando o cansaço supera a criatividade. E às vezes a paciência falha no meio da madrugada e o cansaço toma conta. A mãe padece e deseja que o filho seja grande, que o choro passe logo, que suas noites de sono e namoro voltem ao normal. Mesmo assim, alguma coisa lá dentro se reinventa e a mãe floresce no sorriso do pequeno.Paraíso. Talvez seja isso.
Reinventar, desdobrar, partir-se, parir. Assim é minha visão da maternagem. Doação. Aprendizagem.

Um comentário:

  1. Ai, querida... Quero visitar mais vocês. Reunir as meninas novamente, aproximar nossas existências. Vocês são muito especiais e minha vida sem vocês fica incompleta.

    ResponderExcluir

Relampeie aqui: