terça-feira, 24 de novembro de 2009

.: Ao professor Adauto, suas violetas na janela :.




Eu estava assistindo ao filme Lendas da Paixão na tv e lembrando do início da minha adolescênciaera, época que era fã incondicional do Brad Pritt e lia revista Capricho, quando o telefone tocou.
Uma amiga da época do colegial ligava para dar a notícia: seu Adauto faleceu.
Seu Adauto, o mais temido professor de matemática da Escola Municipal Arnaldo Varella, na Pavuna, onde passei os oito primeiros anos da minha vida escolar, cercada de bons amigos e boas lembranças.
Seu Adauto que quase me fez desistir de matemática e depois me apaixonar e entender que por trás de uma cara feia geralmente se esconde alguém gentil e doce. O professor dedicado que dava aulas extras aos sábados só para que nós alunos de escola pública pudéssemos ter chances mais igualitárias de chegar as faetec, cefets e federais de químicas da vida.
Seu Adauto, o eterno enamorado da doce professora de história, juntos nos davam exemplo de amor, carinho e respeito.
O professor de matemática de várias gerações. A primeira pessoa a me presentear com um livro e me ensinar que o pensamento é aquilo que ninguém pode tirar da gente, aquilo que devemos cuidar, aquilo que nós somos.
Tenha certeza, Seu Adauto, que cumpriu o que desejava: servir de bom exemplo para seus alunos e deixar boas lembranças. Obrigada por me fazer a minha infância bucólica e nostalgica, como toda criança tem o direito de ter!
Bom, e como o senhor mesmo acreditava, a vida aqui é só uma passagem não é?
Que o senhor encontre muitas violetas em sua janela, como acreditava.
Daqui, estarás sempre presente nas estórias que contarei a Jorge.
Um grande abraço, descanse em paz, querido amigo!

4 comentários:

  1. Ahhh, como esse mundo é uma roda viva, é Kate?

    Quando te conheci, nunca iria imaginar que vc tb estudou na Arnaldo Varella. Hoje, além de amigos em comum e de uma certa forma, vários ambientes e opiniões tb, temos a "velha infância" em comum tb.
    Seu Adalto foi realmente um educador com cara de ranzinzo, mas com um enorme coração, que me efz desistir da matemática. rs...

    Felizes seriam as crianças dessa geração, com educadores tão dedicados como ele e Dona Elba!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. ai, fiquei emocionada! bjs, Gi

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe a intromissão... É que eu estava procurando no google um professor que eu amava, de matemática, chamado Adauto e me deparei com o seu post.
    Por um acaso tratava-se de um senhor oriental, de cabelos brancos?

    ResponderExcluir
  4. OI, Biatriz, ele nao era oriental. Era negro, mas tinha os olhos puxados e cabelos brancos. Vc estudou na Arnaldo Varella? bj

    ResponderExcluir

Relampeie aqui: