sábado, 9 de outubro de 2010

.: Mudando hábitos para uma amamentação prolongada :.

Já ouvi muita coisa por amamentar Jorge até hoje (1 ano e 2 meses e não pretender parar tão cedo): que ele vai ficar muuuuuuuuito dependente, inseguro, que vai ficar viciado em peito quando crescer, que meu leite não serve mais pra nada, enfim, mil coisas que não acredito. No blog Mamíferas tem mais explicações.
E foi neste blog que li umas das coisas mais legais a respeito de um desmame parcial. Pra ler é só clicar aqui. E que me ajudou a pensar em como manter a amamentação de forma prazerosa.
Sim, porque de uns tempos pra cá a amamentação tinha se tornado insuportável pra mim. E o caminho mais perto seria desmamar meu filho, afinal, pra muitos 1 ano é mais que suficiente. Mas como gosto de trilhas, perferi continuar em meu percurso amamentando minha cria, acreditando no poder do meu corpo e da natureza.
Então, começamos ontem a mudar os hábitos. Jorge sempre mamou em livre demanda, a hora que quis, como quis, onde quis. Nunca deixou de comer por causa disso. Bate um pratão e depois mama e dorme. O peito era a chupeta dele. E embora a chupeta cause mais malefícios a saúde de um bebê, nunca vi niguém falar nada a respeito de um bebê dormindo de chupeta, mas já ouvi cada coisa por meu bebê dormir no peito...
Eu nunca havia contado quantas vezes ele acordava de madrugada, simplesmente deixava o peito lá e pronto. Ontem eu contei e ele acordou em média de 2h em 2h. Aí percebi que meu bebê estava com um padrão de sono de um recém- nascido e isto não estava bom pra mim e creio que nem pra ele. Resolvi mudar as coisas as 02h e 30h.

- filho: a partir de agora, a mamãe não vai mais te dar o peito toda hora, tá? porque a mamãe não está gostando disso. Então, vamos tentar durmir hoje sem peito. Mamãe vai te dar colo, vai ficar do seu lado, não precisa ter medo, não precisa ficar assustado. Pode chorar que eu vou te acalmar, mas o mamá agora vai dormir e só vai voltar de manhã, depois que o sol nascer, tá?

Dormimos as 05:30, entre cochilos e chorinhos. As 06h ele acordou e dei o mamá como combinado. Adormecemos exaustos. Hoje tentaremos de novo.

Eu esperava que ele se desinteressasse naturalmente pelo peito, que fosse um processo sem  intereferências, como foi sua gestação, como foi seu parto, mas desta vez não foi assim. E o mais difícil pra mim foi aceitar esta idéia, a idéia de quem nem sempre damos conta de tudo.

Bom, pelo menos assim, espero que a amamentação siga seu ciclo até um desmame total natural, enquanto for bom pra ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relampeie aqui: